sábado, 7 de dezembro de 2013

Arte na praça


Olá caríssimos,
Assim que os projetos vão acontecendo vou disponibilizando neste blog para que possamos dialogar sobre o tema. Nesta postagem, gostaria de partilhar com vocês um projeto que foi denominado como “Arte na praça”, e teve um vínculo entre as disciplinas de Filosofia e Artes.
O projeto teve como objetivo principal disponibilizar cultura a população do município, ao mesmo tempo, poder divulgar a habilidade de nossos educandos em relação à pintura.
O projeto:
Primeiramente, optou-se por reproduzir obras do famoso autor brasileiro Romero Britto – tanto por ser de boa aceitação entre aqueles que veem as obras, como também, como princípio de valorização de nossa cultura nacional-. Após a escolha de algumas obras a serem reproduzidas, foram contatados alguns espaços públicos que teriam aceitação deste material para exposição.
Dado o primeiro passo, as obras foram reproduzidas pelos educandos em tamanhos diferentes, grandes o suficiente para serem visualizados de longe. Após estarem prontos, os trabalhos foram distribuídos pelos os pontos predeterminados no município, levando cultura e informação aos munícipes que puderam conhecer um pouco mais sobre o autor e as obras.
“Pedagogicamente” falando, cito três ganhos com o projeto: primeiro pela relação dos educandos pela cultura, o qual, todos já devem ter percebido que é uma bandeira de meu trabalho. Dar acesso ao conhecimento é algo fundamental, no entanto, demonstrar como este conhecimento pode ser construído e exercido no cotidiano é imprescindível. Dessa forma, ao possibilitar ao educando a oportunidade de reproduzir as obras de arte, oportuniza-se também que eles as conheçam melhor, compreendam maneiras diferentes de ver e expressar o mundo através delas, sinta-se, enfim, tocado e sensibilizado a analisar a sua própria situação. Educar para a sensibilidade é de suma importância em uma era onde a vida parece ter perdido seu valor para a mercadoria.
Em segundo momento, a junção das disciplinas demonstra ao educando que a escola não é algo re-partido. Ao juntar Filosofia com a disciplina de artes é possível voltar aos livros de filosofia e reler a compreensão de “arte”, analisar como este tema é tratado na modernidade e quanto cada um entende dobre a temática. É hora então de abrir horizontes: primeiro o horizonte do próprio educador, que na correria cotidiana deixa-se embalar por processos mecânicos e esquece de analisar o que está a sua volta, como isso está sendo expressado, e quais as consequências disso; segundo, o horizonte dos educandos, para que saibam olhar para as obras de arte com certa compreensão, e quem sabe instiguem suas próprias habilidades artísticas. Este processo contribui também para que a disciplina de Artes seja vista com outros olhos. Ela deixa de ser a disciplina de “fazer desenhos” para ser uma disciplina de leitura e expressão de mundo, redobrando a importância que nunca deve ter deixado de ter.
Em terceiro momento, reforço a importância da inserção da escola na comunidade. Algo que não pode estar separado, que não pode estar isolado. A escola esta na comunidade e a comunidade esta na escola, ambas devem caminhar juntas, colaborar mutuamente com seus nuances.
Levar os desenhos para a comunidade é demonstrar a comunidade que a escola se importa em oferecer formação continuada, que o vinculo de educação não acaba quando a criança sai dos portões da escola, que a escola está ali para ser acessada em qualquer momento. Mas, levar os desenhos para a comunidade é também demonstrar aos educandos que estes tem responsabilidade perante a escola, e que desenvolver conhecimento é fundamental. Deixar o lado “receptor” para constituir o lado “protagonista” faz parte da maioridade de cada educando. O futuro começa pelo presente e o presente pertence a cada um que dedica-se em fazê-lo acontecer.


E como estão seus projetos? Como a filosofia torna-se prática em sua escola?

Não podemos ter medo de pensar e inovar, afinal, pensar não é pensar a mesma coisa, isso é copiar, pensar então é pensar o diferente!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!!!